Passos para se ter sucesso com ecommerce

18/07/2016

E-COMMERCE

Por Alberto Valle, diretor do Curso de E-commerce 

A elaboração de um Projeto de E-commerce é o primeiro passo para o sucesso neste segmento, mas muitas vezes é completamente ignorado pelos novos empreendedores.

Alguns empreendedores acreditam que o mais importante para posicionar sua empresa no varejo eletrônico seja simplesmente criar uma loja virtual, inserir produtos e pronto.

É claro que um projeto de e-commerce passa por esta etapas, mas o fato é que ele não se resume a isso.

Existem inúmeros fatores que precisam ser levados em consideração até mesmo para determinar qual a plataforma de e-commerce escolher, além de questões referente a capacitação de pessoas, marketing, logística e atendimento.

Como no mundo físico, os negócios online também exigem um planejamento detalhado de cada etapa e detalhamento de processos.Pensar em abrir uma loja virtual sem cumprir esse ritual é meio caminho andado para o fracasso do projeto.

O que é um projeto de e-commerce

Chamamos de Projeto de E-commerce o estudo dos fatores conjunturais que cercam o negócio e planejamento de todas as etapas necessárias para a implementação e operacionalização das atividades de uma loja virtual ou outro modelo de negócio no e-commerce.

No projeto de e-commerce são analisados os diversos aspectos que envolvem a criação e operacionalização de uma loja virtual como:

Análise do cenário negocial;

Escolha escolha da plataforma de comércio eletrônico que será adotada;

Escolha de formas e sistemas de pagamento;

Planejamento estratégico de marketing digital;

Logística de entrega e logística reversa;

Capacitação e treinamento de pessoal.

O projeto de e-commerce dará origem ao plano de negócios e os dois irão nortear todas as ações necessárias a implementação do negócio.


O passo a passo de um projeto de e-commerce

Para facilitar o trabalho, vamos analisar as diversas etapas da elaboração de um projeto de e-commerce e ter uma ideias do que está envolvido em cada uma delas.

Análise das variáveis de mercado

Antes mesmo de pensar em qualquer questão relativa a tecnologia e outros aspectos operacionais da sua loja virtual você precisará verificar se o seu modelo de negócio é viável dentro do panorama atual co comércio eletrônico. Não estamos falando aqui em saturação do mercado, mas sim do modelo que você pretende implementar.

O modelo de cópia vem deixando alguns setores em uma verdadeira situação de Oceano Vermelho, onde um grande número de empresas se engalfinhando por uma parcela de mercado, sacrificando margens e elevando seus custos operacionais. O resultado é previsível, muitas lojas virtuais fechando e as sobreviventes, operando com muita dificuldade.

Como evitar isso? Simples, inove e adote uma verdadeira estratégia do Oceano Azul, criando um modelo diferenciado que não tenha que ficar refém de descontos, frete grátis ou links patrocinados para sobreviver.

Escolha da plataforma de e-commerce

Essa é uma das etapas de um projeto de e-commerce onde os novos empreendedores se sentem realmente perdidos, pois as opções são muitas e os preços são muito distintos. Não é por outro motivo que um dos mais extensos módulos do nosso curso de e-commerce é dedicado justamente a este tópico.

A escolha da plataforma de e-commerce é uma etapa crucial do seu projeto, pois é ela que irá criar sua loja virtual como também será responsável pelo gerenciamento de diversas questões operacionais, como controle de pagamentos, estoque, entregas e funções avançadas de marketing digital.

As opções são muitas, porém todas tem algumas particularidades que podem limitar, alguns projetos . Vendo estes empecilhos a Next Sites resolveu estar criando uma plataforma de e-commerce própria onde podemos estar personalizando qualquer projeto da forma que o cliente desejar. 

Planejamento do marketing digital da loja

Um dos grandes diferenciais no e-commerce hoje em dia está justamente no marketing digital e é claro que o seu projeto de e-commerce não pode deixar esta etapa de lado. Sem um planejamento prévio nesta área, você terá dificuldades até na hora de escolher a plataforma de e-commerce mais indicada para o seu tipo de negócio.

Algumas ferramentas essenciais para o marketing digital de um e-commerce, como SEO, remarketing e web análise, precisam de suporte técnico da plataforma, portanto, se você não sabe exatamente do que vai precisar, corre o risco de contratar a plataforma e depois descobrir que ela não satisfaz às suas necessidades.

Além dessa questão técnica, temos também o lado financeiro, já que quando planejamos detalhadamente todo o processo de divulgação de uma loja virtual, ganhamos em termos de eficiência nas campanhas, poupamos muito tempo e, o melhor de tudo, economizamos muito dinheiro.

Uma estratégia de marketing digital bem estruturada deve contar, no mínimo com três itens:

Uma boa estratégia para SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca, que deve ser implementada o mais rápido possível, pois seus resultados precisam de tempo para aparecer.

Um planejamento inicial em termos de links patrocinados, pelo menos para o período em que o SEO levar para começar a surtir efeito.

Um plano de marketing em mídias sociais, já que este é um canal essencial para o e-commerce moderno, e dependendo do segmento, até mais importante do que o marketing de busca.

Uma boa estratégia para e-mail marketing, que ao contrário do que muita gente imagina, ainda é uma ótima ferramenta de vendas, principalmente em se tratando de e-commerce.

Como você pode ver nesse esboço de projeto de e-commerce, não é pouca coisa e muitas dessas funções irão depender diretamente de recursos da plataforma de e-commerce.

Além dessas questões técnicas é necessário que seu projeto de comércio eletrônico contenha uma previsão realista de gastos, para que todo o esforço não seja comprometido futuramente por uma asfixia financeira não identificada na fase de planejamento.

A melhor opção mesmo é fazer um plano de marketing digital para o seu projeto. No caso de executá-lo na sua própria empresa, esta é o primeiro passo e no caso de terceirizar este serviço, você já terá uma pauta inicial para discussão com as agências.

Capacitação de pessoal


Além da questão do gerenciamento do e-commerce em si, que deve ser feito por um profissional qualificado e com profundo conhecimento do funcionamento do mercado, algumas das ações de marketing digital podem e devem ser executadas na própria empresa. Por isso, a capacitação de pessoal não pode ficar de fora de um projeto de comércio eletrônico sério.

O desenvolvimento de talentos dentro da própria empresa é mais barato e conta com uma vantagem que nenhuma agência de marketing digital pode oferecer, o conhecimento sobra a cultura da empresa. O ideal é contar com colaboradores com um boa formação em marketing digital, principalmente em áreas críticas para o e-commerce como marketing de busca (SEO e Links Patrocinados) e também web analytics.

Mesmo que você pretenda terceirizar alguns serviços na área do marketing digital, é preciso conhecer, pelo menos, como funciona este ambiente de uma maneira geral, para poder saber o que contratar e como cobrar os resultados.

O planejamento é essencial


Não pretendo neste único artigo cobrir todos os pontos que envolvem as questões relacionadas a um projeto de e-commerce, pois isso seria muita pretensão da minha parte. A matéria é extensa e teríamos ainda questões como escolha de meios de pagamento, logística além de legislação e tributação no e-commerce.

A ideia que pretendo passar é que a criação da loja virtual em si não é a única etapa de um projeto de e-commerce profissional. Não são raros os casos de boas ideias de negócios que não foram adiante justamente por terem como foco do planejamento a plataforma de e-commerce de forma isolada. É necessário amarrar todas as variáveis envolvidas para que possamos criar uma estrutura sólida e duradoura.

Na hora de montar sua loja virtual, segure um pouco o ímpeto operacional e dedique o máximo de tempo possível à etapa de elaboração do seu projeto de e-commerce. Você verá que o resultado vale a pena.


Por: Alberto Valle, diretor do Curso de E-commerce.