Por que criar um site adaptado a dispositivos móveis?

02/02/2017

DESENVOLVIMENTO WEB


O aumento do número de pessoas que acessam a internet utilizando dispositivos móveis no lugar de computadores é cada vez maior. Isso não é nenhuma novidade para ninguém.

Contudo, o empenho que na maioria das vezes é essencial ter para fazer a adaptação de sites existentes que serão exibidos com qualidade em dispositivos móveis tem desestimulado vários desenvolvedores web.

Apesar disso, um anúncio novo feito pelo Google de que eles podem penalizar sites que não se adaptaram para assegurar uma boa experiência do usuário em dispositivos móveis despertou uma aparente urgência entre vários desenvolvedores web para, finalmente, fazer o trabalho de adaptação móvel.

Nesse cenário, este artigo se faz bastante relevante para você que quer algumas dicas que te ajudarão a organizar melhor o esforço para adaptar seus sites e oferecer uma agradável experiência para usuários móveis.

O seu site móvel deve ser amigável para os usuários dele e não somente para o Google

Há alguns meses, os sites PHP Classes e o JS Classes receberam alterações que visaram a melhora a fim de proporcionar uma experiência mais efetivas para os usuários que os acessam por meio dos dispositivos móveis.

Em tempos passados, os usuários receberam questionamentos acerca da importância de transformar o site móvel amigável. Poucos usuários apresentarem um interesse aparente nisso. A questão é que 92% desses usuários acessar o site por meio de computadores de uso pessoal, ou seja, apenas 8% os acessaram com ajuda de telefones celulares e tablets. Mesmo assim, aconteceu um aumento no manuseio de dispositivos móveis desde o ano passado, que foi de apenas 6%.

Uma informação que merece destaque é que a grande maioria dos usuários vai a esses sites com o intuito de fazer download de pacotes para usar em seus próprio sites. Logo, é pouco provável que eles realizem isso por meio de um celular e/ou tablet. A parte menor que acessa o site por meio de dispositivos móveis é, certamente, para ler artigos como este ou realizar outras coisas que não, necessariamente, cobrem acesso aos arquivos para download.   

Diante disso, levando em consideração que desenvolver sites amigáveis para dispositivos móveis, na maioria das vezes, não é uma tarefa simples. E essas estatísticas deixam os desenvolvedores desanimados para fazer o esforço de mudar isso.

Contudo, há pouco tempo, vários colaboradores do Google começaram a sugerir que os sites que não oferecem uma experiência de usuários amistosa, para dispositivos móveis, receberam penalizações durante o tráfego vendo das buscas do Google.

O Google inseriu várias mudanças de algoritmo nos últmos anos. Essas mudanças afetaram o tráfego de vários sites. Receber outra penalização é uma situação que nenhum site deseja atualmente.

Mesmo assim, as casuais punições do Google não devem, necessariamente, ser a sua motivação central para tornar os seus sites amistosos/amigáveis para os dispositivos móveis.

O Google está fazendo uma pressão sobre os desenvolvedores WEB a fim de que eles façam os seus sites amigáveis para os dispositivos móveis a qualquer custo, de qualquer forma. Por isso, o Google tem evitado enviar, por exemplo, usuários para sites que não irão, por causa da estrutura, lhes agradar. Portanto, a sua motivação central deve ser agradar, imediatamente, os seus usários, fornecendo, aos usuários, o que querem com a experiência mais positiva possível.

E, apesar de ser verdade que apenas 8% dos usuários que visitam o seu site use dispositivos móveis, não podemos afirmar se o número não é maior justamente porque outros usuários já estão conscientes de que o site não é amigável (não traz uma sensação positiva) para dispositivos móveis. Isso é mais uma motivação, secundária, para fazer esse esforço neste atual momento.

Diante disso, escolha uma abordagem móvel que consiga proporcionar, de forma efetiva, uma experiência positiva e que atenda as necessidades dos usuários do seu site.

Basicamente, existem quatro abordagens que você pode utilizar para oferecer uma experiência positiva ao usuário móvel de seu site. Quer saber quais são? Amanhã, nós postaremos para você.... Fique de olho em nossas redes sociais, pois avisaremos/divulgaremos a hora que o texto for postado. Beleza? Além disso, postamos vários outros materiais para você que deseja tirar dúvida acerca do desenvolvimento de sites, principalmente, quando falamos de desenvolvimento de sites em Goiânia.

Até lá...