Saiba como alcançar os objetivos do Planejamento Estratégico de Marketing Digital

14/10/2016

MARKETING DIGITAL

Para alcançar os objetivos de um Planejamento de Marketing Digital devem ser traçadas metas claras e aplicadas no meio digital. 
Para isso, é preciso fazer:identificação do perfil do consumidor e melhores meios de comunicação no âmbito digital, identificação dos melhores horários e prazos para aplicação de campanhas. 

Após entender isso, é necessário desenvolver uma comunicação voltada para esse público, pensando em como ele se comunica, consome e compartilha ideias em suas redes sociais.

Perfil do consumidor do serviço

Definição do público-alvo principal

Linguagem, redes e horários

Analisando idade e classe social, é preciso identificar, semanalmente, o perfil do consumidor para conhecer os seus gostos, costumes, relações com as redes sociais, produtos que consome, como reage a campanhas promocionais, comerciais (dentro e fora do meio digital) e tudo que for necessário para criação de uma campanha que tenha com omissão principal impactar e causar retorno positivo para a empresa.  

Dentro dessas medidas estão como alvo principal a seleção de rede (onde comunicar) seleção de linguagem adequada (como comunicar) criação de cronograma (em qual prazo será necessário trabalhar; e quais são os melhores horários para criar e veicular essas campanhas), gestão de redes (gerenciar anúncios, criar campanhas, gerenciar conteúdos, analisar e monitorar as redes).

Seleção de redes

Na seleção das redes sociais devem ser criadas relações entre o perfil do consumidor e as redes,para traçar onde pode ser encontrado tal perfil e como ele se comporta com relação a produtos, consumo, relações de compra,  dentre outros. 
Partindo dessa análise, o trabalho, inicialmente, pode ser feito nas seguintes redes: Site, Facebook,Instagram, e aplicativo, com o objetivo de aproximar a comunicação entre cliente e empresa, criando um canal de comunicação eficiente e lucrativo. 
·  Canais: quando você sabe tudo e mais um pouco sobre o seu público-alvo e até já desenvolveu uma persona (um personagem fictício que sintetize todas as características do público principal), é o momento propício para fazer a escolha dos canais e ativar, dessa forma, a campanha. Os canais são:
1.     Facebook
2.     Instagram
3.     Youtube
4.     Site
5.     Blogs de influenciadores
6.     Blog corporativo 
7.     Aplicativo

Ou seja, você pode escolher vários desses canais, ou apenas um ou dois,tudo depende de onde está o seu consumidor e qual desses meios terá a melhor entrega da conversão.

Conteúdo: é o ponto mais relevante de todo o planejamento de marketing digital. É através do conteúdo que você:
1.    Chama a atenção do público.
2.     Ajuda a encontrar soluções
3.     Cria empatia
4.    Conquista informações importantes para transformá-lo de um simples lead em um cliente
Além disso, vale ressaltar a necessidade de se adequar, também, às características de cada canal.

Por exemplo, o Instagram é uma rede social de imagens em que o uso de hashtags (#) é muito relevante. Dessa forma, não é um local propício para a escrita de textos longos, sendo essencial colocar apenas uma legenda. Nessa rede, uma imagem vale mais do que qualquer texto.

Linguagem adequada

Após traçar o perfil do consumidor, estamos observando o seu comportamento nas redes sociais, com relação a comerciais e como se comunica e reage on-line. 

Gestão de redes sociais

A gestão das redes sociais é a parte mais importante do processo. É durante essa gestão que executamos todas as ideias e ações, além de cuidar e atestar a eficácia dos métodos. 

Na gestão de conteúdos são postos, em prática, os planejamentos de horários e postagens, juntamente com o monitoramento das redes que consiste em medir em números de acessos, cliques e alcance, as publicações.

Partindo dessa análise,criamos um horário eficiente, para a rede, chamado de horário de pico. Nele, se atesta os melhores horários e dias das postagens, pois alcança uma quantidade de público maior que nos outros dias.
É como estar vendendo um guarda-chuva na hora em que os primeiros sinais de chuva aparecem.

Criação de cronograma

O cronograma consiste na criação de um prazo para a aplicação de uma campanha nas redes sociais,estabelecendo data de início e término, e o tema. Essa campanha pode ser mensal ou seminal.

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