Como construir uma presença digital para vender mais?

13/02/2017

MARKETING DIGITAL


Não tem como pensar o Marketing de uma empresa sem antes analisar/estudar como se encontra a sua presença digital.

 

Mas, você sabe o que é presença digital?

 

O seu negócio se posiciona na web? Se sim, como ele se posiciona?

 

Você possui uma empresa que tem um site. Além disso, você também já foi ágil e criou uma página do seu próprio negócio: Facebook, Twitter e Instagram.

 

Mas, por qual motivo, você – ou até mesmo o marketing do seu negócio – decidiram criar esses perfis em redes sociais?

 

Se alguém te perguntar isso, você conseguiria responder sem pestanejar?

 

Por qual motivo são criados perfis em todas as redes sociais, todos os dias, por várias empresas/negócios?

 

Esse comportamento possui, como foco, apenas se mostrar presente nas redes sociais? Só estar presente não proporciona nenhum tipo de sucesso. Muito pelo contrário. Para que a sua empresa/negócio se destaque na web é necessário criar estratégias.

 

Existe muita diferença entre possuir um conteúdo que será pouco visto e/ou muitas vezes não visto de jeito nenhum e possuir um canal efetivo de vendas. Você sabia disso?

 

Através da leitura deste texto, você irá conhecer melhor sobre o que é presença digital eficaz e, consequentemente, por qual motivo ela é de extrema importância para a sua empresa. Também vamos apresentar quais são as principais formas de construir uma presença digital mais fortalecida para o seu negócio e quais são as ferramentas mais relevantes e que devem ser utilizadas.

 

Por qual caminho começar a criar a minha presença digital?

 

A presença digital de um negócio/empresa se baseia no acervo de sites, e-mail marketing, redes sociais e tudo aquilo que envolve a sua marca e a Internet. Começando, desde aquele site informativo, com as informações essenciais de contato e referências pertinentes à sua empresa, até um canal no Youtube com conteúdo pensado, especificamente, no produto disponibilizado.

 

Todos esses elementos ajudam a desenvolver uma voz e um rosto para seu negógio/empresa diante do seu público presente na Internet e facilita, muito, ele a entrar em contato com você.

 

Mas, será que é realmente necessário estar na Internet?

Mesmo você não imaginando, saiba: os seus clientes te procuram o tempo todo.

 

Dessa forma, é imprescindível que você saiba, exatamente, quais são as decisões que precisa tomar no momento em que for criar a sua própria presença digital.

 

Por exemplo, busque compreender qual é a função básica de cada plataforma existente, hoje, na internet, e descubra se elas são relevantes para o seu público/negócio.

 

Mas, não se esqueça de uma coisa: não importa qual é o serviço ou produto que você esteja fornecendo. O que vale é: ESTAR PRESENTE NA INTERNET. As pessoas não conseguem dimensionar/não fazem ideia do alcance que uma presença digital é capaz de ter.

 

 

Depois que você fizer pesquisas e compreender, pelo menos um pouco, sobre tudo o que a Internet é capaz de oferecer, que tal fazer um estudo sobre a presença digital da sua empresa?

 

Você sabe como o mundo está enxergando a sua marca?

 

Se você estiver lendo este texto e se perguntou no decorrer dele: por que é relevante saber sobre isso? Eu já estou na internet.

 

Será que a sua presença na internet, ou seja, a sua presença digital, está realmente trazendo os resultados que tanto almeja? Não se esqueça: não adianta estar presença na internet fazendo uso de vários perfis e contas em todas as redes sociais possíveis se, por exemplo, o seu cliente não te encontra e/ou conhecer a sua marca.

 

É por isso que se faz muito relevante se atentar a uma análise especializada de presença digital que vai te mostrar por qual motivo você não está alcançando todos os resultados que foram almejados.

 

Um site ou uma página no Facebook não significam, apenas, simples formalidades ou vaidade para uma empresa. Muito pelo contrário. São ferramentas muito eficazes, destinadas a fazer a conversão de resultados muito positivos para a sua empresa, mas que precisam ser usadas de maneira correta.

 

 

não copie a concorrência!

tRANSFORME

 

Conheça o que os seus concorrentes estão desenvolvendo dentro da Internet.

 

Ou, você pode descobrir, por exemplo, se eles estão online ou não.

 

Isso pode sinalizar um ótimo indicativo de qual rumo deve ser seguido. Analise, também, os seus sites, perfis em redes sociais, que padrão de postagem, por exemplo, eles usam, em quais momentos do dia eles postam conteúdos novos e relevantes, quais tipos de linguagens são utilizadas, por eles, para conversar com o público.

 

O melhor a se fazer, através desse tipo de análise, não é copiar, mas sim compreender o que você deve ou não realizar para que a sua marca conquiste uma presença digital eficaz e interessante para os seus clientes.

 

cONHEÇA O SEU PÚBLICO

A presença digital tem, como objetivo, criar uma identidade para a sua marca.

 

Ou seja, uma maneira de falar e se comunicar com o seu público.

 

Ofereça, para ele, mais do que, apenas, a compra de um produto e/ou serviço.

 

Durante a sua análise, use ferramentas eficientes como o Google Trends, que te auxiliarão por quais termos o seu público tem procurado, o que ele busca em seu site.

 

Dessa forma, você conhecerá, exatamente, os caminhos para criar uma campanha forte no Google AdWords, fazendo uso do grupo certeiro de palavras-chave a fim de anunciar o seu negócio para o grupo correto de pessoas.

 

Da mesma maneira, busque conhecer quais redes sociais se enquadram no perfil do seu público. Talvez, por exemplo, o Instagram não seja tão importante, nem recomendado para uma casa de carne, mas muito recomendado e eficiente para uma loja de roupas feminina, por exemplo.

 

É relevante você se alinhar com o marketing digital, que pode lhe proporcionar ideias e informações que dizerm respeito ao perfil do seu público e como ele se porta. Estratégia é a palavra-chave essencial para o seu negócio.  

 

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